Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

LIVRE ARBÍTRIO OU PREDESTINAÇÃO

O assunto que irei tratar neste texto é um dos assuntos que não devemos debater com aqueles  quem tem opinião diferente porque certamente haverá contendas, os dois pontos citados tem base Bíblica e por isso a discussão é inevitável. Eu darei a minha opinião sobre o tema: predestinação X livre arbítrio. Esse texto tratará do tema com relação á salvação: Nós fomos predestinados á salvação e não temos como mudar os desígnios de Deus? ou temos o livre arbítrio sendo assim nós escolhemos ser ou não ser salvo, dependendo das nossas atitudes?

A primeira vez que eu senti a presença de Deus em minha vida foi em 1994, naquele momento eu mim converti e dois grandes desejos eram constantes em minha vida: ir para a Igreja e ler a Bíblia. Em aproximadamente um ano eu li a Bíblia de Gênesis á apocalipse, aquilo me fascinava porque em 1990 eu havia ganho uma Bíblia, tentava ler mas não conseguia entender nada, de repente aquelas palavras se tornaram tão claras pra mim que eu não queria mais parar de ler, algumas coisas eu entendia outras não, mas quando o Pastor pregava algo que eu não havia compreendido, a partir daquele momento eu passava a entender. Porém, eu sai daquela Igreja e fui congregar em outra denominação, ali começaram as minhas duvidas, porque o Pastor anterior me ensinou algo e esse me ensina a mesma passagem só que a explicação está completamente diferente. Nesse momento surgiram diversas duvidas, então eu comecei a analisar as Escrituras e essa foi a minha melhor iniciativa depois de aceitar Jesus. Hoje eu amo os estudos Bíblicos, eu já participei de muitos, inclusive com religiões polêmicas que a maioria dos Evangélicos não as consideram como Cristãs, mas o Espirito santo sempre me ensinou algo novo.
Infelizmente hoje há muitas denominações, e por esse motivo surgem diferentes formas de ensino da Palavra de Deus, muitos acabam distorcendo a Palavra para adequar as suas doutrinas, e aí começam as contendas entre os Irmãos porque um sai dizendo, eu pertenço a Igreja X, e o outro, eu sou da Igreja Y, e todos se esquecem que no Céu não terá placa de nenhuma denominação e que só entrarão lá os que pertencem a Jesus Cristo.
O maior desejo de todos os Cristãos é desfrutar da salvação que Jesus Cristo disse que nos aguarda, e esse também é o meu desejo. Todos os meus Pastores falaram da salvação e me ensinaram a respeito do livre arbítrio, pra mim esse ensinamento não deixava duvida pois é bem condizente com a Palavra de Deus. Mas, ao ler atentamente as Escrituras algo me dizia que nós somos predestinados, e hoje quanto mais eu tento entender o livre arbítrio, com relação a salvação, menos eu consigo, tudo me leva a crer que realmente somos ou não somos predestinados a salvação. Existem um conjunto de fatores que me levam a crer nessa doutrina: primeiramente o fato da minha fé dizer que Deus é onipotente, o poder de Deus excede todo o nosso conhecimento, eu não consigo entender que Deus está no controle de tudo mas não está no controle de nossas vidas. Ao criar o homem, se Deus houvesse deixado todo o controle em nossas mãos certamente nós já tínhamos nos destruídos, porque a natureza do homem é má e somos todos pecadores, e por esse motivo fomos todos destituídos da gloria de Deus. Jamais, por iniciativa própria, nós procuraríamos Jesus Cristo para a salvação, porque quem nos convence do pecado e nos leva a Cristo é o Espirito Santo, sem a condução do Espirito de Deus o homem não irá á Cristo.
É importante dizer que até surgir essa minha convicção eu nunca havia lido ou participado de algo que tivesse relação com a predestinação, depois que tive as minhas convicções é que eu fui pesquisar a respeito, e poucas foram vezes que eu fui a uma Igreja que prega essa doutrina, mas quanto mais eu leio a Bíblia mais fé eu tenho na predestinação da humanidade.

Eu estarei citando alguns versículos que deixam claro que o homem foi predestinado:

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Efésios 1:4,5

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Efésios 1:11

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes a imagem de seu filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Rm 8:29,30

Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre da minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
Gl 1:15

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; as nações te dei por profeta.
Jr 1:5

Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.
Is 49:1

O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o impio para o dia mal.
Pv 16:4

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.
Pv 16:9

Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?
Pv 20,24

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,
II Tm 1:9

E ele disse-lhes: a vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
Mc 4:11,12

E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
Atos 13:48



Esses versículos falam claramente da predestinação, que Deus predestinou, que Deus separou desde o ventre, que Deus é quem dirige os nossos passos etc.
Fora esses versículos existem outros, conforme eu for me lembrando eu irei adicionando a esta relação.

Hoje nós somos propriedades de Cristo, nós fomos dado a Cristo por Deus, Deus disse ao nosso Senhor que se Ele pedisse certamente Deus nos daria á Ele:

Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
Sl 2:7,8

Então vimos que nós fomos dado pelo Pai ao Senhor Jesus, e todos os que foram dados á Cristo um dia irá até Ele, não por vontade própria mas porque o próprio Deus através do Espirito Santo o levará á Jesus:

João 6:
44 - Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no ultimo dia.

65 – E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.

Cristo disse diversas vezes que veio a esse mundo para o resgate de muitos, observem que Ele disse muitos:

Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Mt 20:28

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
Mt 26:28

Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Hb 9:28

E esses muitos são quem? São todos os que foram dados pelo Pai á Cristo.
Em João 17 Jesus ora pelos discípulos e por todos aqueles que foram dados por Deus e que deveriam ir até Ele, eu vou colocar alguns versículos desta oração mas seria interessante se você lesse todo o capitulo 17, alias, todos os versículos que eu estou citando, seria muito bom se você pudesse ler pelo menos uns 3 versículos antes e uns 3 versículos depois, para que você entendesse o contexto, eu aprendi que não podemos interpretar um versículo lendo-o isoladamente, quando possível eu leio todo o capitulo desta forma fica mais fácil o aprendizado, Deus fala capitulo por capitulo.

João 17:
2 – Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quanto lhe deste.

6 – Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

11 – E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós,

12 – Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

No versículo 12 fala do filho da perdição, ora, se Cristo morreu por muitos e não por todos isso quer dizer que alguns se perderão.
Eu acredito cegamente que Deus é Onipotente, Ele tem todo o poder nos Céus, na terra e até no inferno, porque em Ap 1:18 diz que Ele tem a chave da morte e do inferno e em I Pe 3:19 diz que Ele foi e pregou aos espíritos que estavam em prisão. Deus tudo pode, nada é impossível para Deus, e todos os homens, anjos celestiais e tambèm os anjos caídos ou demônios, sem exceção, todos inconscientemente cumprem os desígnios Deus, seja com boas obras e seguindo a Cristo para a salvação, ou com obras más se tornando inimigo de Deus para a perdição.

Por outro lado, existem versículos que não deixam duvidas com relação ao livre arbítrio. Versículos que dizem que nós temos que tomar alguma iniciativa, ou seja, crer, perseverar, praticar boas obras entre outras coisas, para herdarmos a vida eterna, sendo assim a salvação não depende 100% de Deus, depende também do homem, e não só os escolhidos, mas todos nós somos convidados a salvação:


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram gloria, honra e incorrupção;
Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes a verdade e obedientes á iniquidade;
Tribulação e angustia sobre toda a alma do homem que faz o mal, primeiramente do Judeu e também do Grego;
Gloria, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao Judeu e também ao Grego;
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Rm 2:6 á 11

Porque a graça salvadora de Deus se ha manifestado a todos os homens,
Tito 2:11

Porque isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
I Tm 2:3,4

E o Espírito e a esposa dizem, vem. E quem ouve, diga: vem. E quem tem sede, venha; E quem quiser, tome de graça da água da vida.
Ap 22:17

Porém, se vos parece mal ao vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Josué 24:15

E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
I joão 2:2

Esses são alguns versículos que não deixam duvidas que temos o livre arbítrio, e há muitos outros que eu também estarei acrescentado futuramente.

Baseados na Bíblia muitas pessoas cometem um grande pecado e julgam ao próximo dizendo: esse será salvo, ou, esse não tem jeito, não se salvará; e até pior: esse irá queimar no fogo do inferno.
Meus Irmãos, a salvação pertence somente á Deus, nenhum homem tem o conhecimento de quem será salvo. Como haviam diversos doutores da Lei na época de Jesus, hoje também ha muitos doutores do Evangelho, pessoas que sabem tudo, ou melhor, pensam que conhecem tudo a respeito do Evangelho. Da mesma forma que os doutores da Lei aprenderam muito com Jesus, esses novos doutores tem muito que aprender com o Espirito Santo, e o Espirito Santo não lhes revelará tudo, porque muitas coisas não devem ser reveladas aos homens pois pertencem ao Senhor, ou ainda não chegou o tempo da revelação.

As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
Dt 29:29

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis são os seus caminhos!
Porque quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?
Rm 11:33,34

Eu penso que, conhecer historicamente acerca de um assunto Bíblico é simples, qualquer boa faculdade teológica lhe ensinará, mas o conhecimento das coisas Espirituais só é dado por Deus, e a salvação é algo Espiritual por isso eu a trato com fé.
Eu creio na predestinação, mesmo assim eu respeito as pessoas que acreditam no livre arbítrio, porque eu não tenho o conhecimento de quem são os predestinados. Isso faz com que eu leve as boas novas a todos sem distinção, e ao mesmo tempo me fortalece a andar nos caminhos do Senhor, porém se eu cair, a minha fé me fortalece pois eu sei que, como predestinado de Deus, Ele irá me levantar um dia, e assim eu não entro em desespero.

Se você crê no livre arbítrio ou na predestinação, algo importante nós temos em comum, todos nós acreditamos que temos um propósito nesse mundo, fazer a vontade do Criador, então, que a vontade de Deus seja feita em nossas vidas, e a vontade d'Ele é: Que amemos a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.
A volta de Jesus está próxima, certamente a trombeta soará e os escolhidos de Deus virão de todos os lugares e se juntarão a Ele, e Ele levará consigo a todos os seus escolhidos. Quem são esses? homem nenhum sabe, somente Jesus Cristo, Ele conhece todos os que lhe pertencem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário