Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Eu devo seguir o velho ou o novo Testamento?

Essa é uma questão rotineira entre os Cristãos: Eu devo seguir o velho ou o novo testamento? Primeiramente, temos que saber que o velho testamento é divido em algumas partes: Livros da Lei ou Pentateuco, livros históricos, livros poéticos e livros proféticos. Os Cristãos quando perguntam se devem seguir o velho ou o novo testamento, na verdade eles querem saber se devem ou não cumprir as Leis do velho testamento, nesse caso, o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Essa questão não mais deveria existir entre nós, porém, para muitos é interessante que ela seja mantida firme entre os Cristãos, pois através da Lei é que se mantém firme a maioria das atuais doutrinas. Existem seitas e até alguns lideres Cristãos, que só pregam o velho testamento, e trazem grande confusão para cabeça das pessoas, pois elas não sabem se vivem como os Judeus, seguindo os Mandamentos, ou se vivem como Cristãos, aguardando com fé a salvação que vira pela Graça.

Existem 613 mandamentos no velho testamento, conhecidos como mandamentos Judaico, o Livro de Levítico explica com detalhes a maioria deles, é importante ler para conhecer cada um dos mandamentos de Deus. Os 10 mandamentos são os mais conhecidos e estão em Êxodo 20:3 á 17. Haviam poucos meses que o povo tinha saído do Egito com destino a terra prometida, quando Deus lhes dera, através de Moisés, os primeiros mandamentos. Esses mandamentos foram destinados aos filhos de Israel, os Judeus.

Então subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou, dizendo: Assim falarás a casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim.
Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra.

Deus havia escolhido Israel, e Ele estava falando para o Seu povo, o tempo dos Gentios ainda não havia chego. Em seguida Deus fala com Moisés e entrega os Mandamentos, leiam os capítulos 19 e 20 de Êxodo. Aqueles mandamentos foram dados aos Judeus mas muitos deles servem para nós também, porque quando Jesus veio ao mundo em forma de Homem Ele fez um resumo de todos os mandamentos:

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Vejam Irmãos que, no antigo testamento Deus demonstrava o Seu amor abençoando o Seu povo; mas Ele também mostrava a sua ira quando o povo caia em pecado, e entregava-os nas mãos dos inimigos, e sangue era derramado tanto dos inimigos quanto do Seu povo, a ira de Deus não tardava a chegar. Então seria Ele um Deus mau? Não, Deus nunca foi e nem será mau. Deus é o Pai do amor, Ele é o próprio amor, mas Ele queria mostrar a todos nós que mesmo sendo a essência do amor, Ele é um Deus justo e poderoso para vingar de todos os seus inimigos. Saibam que, toda a trajetória do povo de Israel no antigo Testamento serve como uma alusão a atual Igreja, então cuidamos para não nos tornarmos inimigos de Deus.
Nos versículos 35 á 40 de MT, Jesus resume como Deus quer que nós vivamos, em Amor. Por isso Ele resume todos os mandamentos em apenas dois, pois se eu amo ao próximo certamente eu não matarei, não roubarei. Não cobiçarei...e também, se eu amo a Deus eu não adorarei a outros Deuses, não farei imagens de escultura, não me encurvarei a mais nada e ninguém senão ao nosso Deus Criador e ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Então, por Amor a Deus e ao próximo nós temos que seguir os mandamentos, mas seguiremos da forma que o Senhor Jesus nos ensinou, mesmo porque nós não estamos seguindo mais o que foi escrito na pedra, mas se cumpriu a Palavra de Deus, e Ele certamente colocou esse amor, esses mandamentos em nossos corações:

Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,
não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor:
Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Vejam Irmãos que Deus já havia revelado aos profetas do antigo testamento que faria um novo pacto, diferentemente daquele do deserto, esse novo pacto seria um pacto de amor, escrito em nossos corações, e isso Ele fez quando enviou o Seu Filho que contagiava a todos com o seu amor a ponto das pessoas largarem tudo e O seguirem, e por amor, Ele se entregou como Cordeiro para expiação de nossos pecados. E hoje Ele ainda nos envia o Espirito Santo para fazer morada em nossas vidas, lembrando-nos do Amor infinito que Deus tem por nós. Então, temos que seguir os mandamentos? Sim. Não os de Moisés, mas os Mandamentos de Jesus, que nos são revelados pelo Espirito Santo.
E aquele mandamento do versículo 10, o sábado, eu tenho que guardar? Irmãos, hoje nós iremos guardar para Deus algo superior ao sábado, nós iremos guardar as nossas vidas e santifica-la para Deus, o próprio Senhor Jesus disse que o Sábado foi feito para nós:

E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
e, para dizer tudo, o Filho do homem e senhor também do sábado."

Então se o sábado foi feito para nós, e estamos seguindo Aquele que é infinitamente maior do que o Sábado, fiquem na Paz, não há necessidade de guardar o Sábado. Alguns Cristãos dizem que guardam o Domingo e isso não é verdade, eles separam o Domingo para ir a Igreja, é algo diferente, e para ir a Igreja Orar, louvar, Agradecer, buscar a Deus, não há um dia especifico, se puder fazer os sete dias da semana que o faça. Os Judeus guardam o Sábado da forma que Deus os ordenou, diferentemente dos atuais religiosos. Em Ex 20:8 á 10 há um resumo de como proceder no Sábado, sendo assim concluímos que muitos sabatistas não guardam corretamente o sábado e nem os Cristãos guardam o Domingo como dizem guardar.

O que o novo testamento diz a respeito do velho? Paulo, na sua segunda epístola enviada aos Corintios Ele deixa claro que o velho testamento foi abolido:

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
2 Coríntios 3:13-17

Nós temos que entender que a Lei teve duração até João Batista, ou seja, até a vinda de Jesus Cristo, a partir daí nós passamos a viver pela Graça:

A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
Lucas 16:16

Hoje nós não estamos presos a Lei, pois o Espirito de Deus nos dá liberdade, liberdade conquistada por Jesus na cruz do calvário.
Muitos dirão: Mas Jesus também cumpriu a lei. Verdade. Ele cumpriu a lei por nós, pois não éramos e não somos capazes de cumpri-la; e mais, a lei não tinha o poder de salvar o ser humano, pelo contrario, ela só nos apontava para o pecado. Mas hoje, quem tem o poder de nos apontar e nos convencer do pecado é o Espirito Santo.
Antes de ser crucificado, Jesus também disse que não veio para revogar a lei:

Não penseis que vim revogar a lei e os profetas; não vim revogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.
Mateus 5:17,18

Notem que Jesus disse que veio cumprir, e disse também que enquanto não passarem o céu e a terra, toda a lei se cumpriria.

Que Lei é essa que jesus esta dizendo?
Jesus, depois de ressuscitar, explicou ao seus discípulos:

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos salmos.
Lucas 24:44

Entenderam, foi essa a lei que Jesus não veio revogar, a lei que dizia a seu respeito desde Moisés aos profetas.

Paulo diz que se nós tentarmos nos justificar pela lei, estaremos anulando a Graça de Deus e de nada valeu o sacrifício de Jesus na cruz do calvário:

Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.
Gálatas 2:21

Saibamos que hoje nós somos salvos pela Graça, então deixemos de lado toda a religiosidade.
Só existe um caminho para a salvação: Jesus.

Antes da vinda de Cristo, o povo de Deus era somente os Judeus.
Mas Deus já havia feito uma promessa a todos os povos e nações através dos seus profetas:

Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações;
Isaías 42:6

O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.
Isaías 9:2

E esse que Deus deu por pacto, essa luz que resplandeceu, é Jesus Cristo, Ele é o mediador desta nova aliança, aliança feita não somente com um povo, mas agora para todas as nações.

Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.
Hebreus 8:6

Então temos que nos apegar a esta nova aliança porque ela diz respeito a todos os povos.
Desta maneira vamos seguir a Jesus Cristo conforme a nova aliança que nos foi dada, e que a velha aliança nos sirva de instrução e correção:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Portanto, sigamos em frente tendo como exemplo Jesus Cristo, e como membro da Igreja, olhemos para a Igreja primitiva, dessa forma você não será apenas um membro da Igreja física, mas passará a fazer parte da Igreja de Jesus, essa, que um dia Ele voltará para buscá-la. O Velho testamento, que ele nos sirva de instrução, exemplo, fonte de fé e esperança, pois nele não contém somente mandamentos, no antigo testamento há muitas coisas importantes para as nossas vidas, inclusive profecias que ainda não se cumpriram, e que nós devemos ficar atentos, portanto ambos testamentos são vitais para o povo de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário